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O Gás Natural Veicular

A nível europeu existem já 11 fabricantes de viaturas com produtos para Veículos a Gás Natural(VGNs). Mundialmente, este número ascende a mais de 40. Todos os grandes fabricantes de automóveis, camiões e autocarros apresentam protótipos de VGNs.

 

O gás natural veicular (GNV) é um combustível disponibilizado na forma gasosa (GNC) ou líquida (GNL), sendo cada vez mais utilizado nos transportes como alternativa aos combustíveis convencionais. Estamos perante um combustível alternativo para veículos que em relação à gasolina pode proporcionar uma economia de até 60%.

 

O GNV diferencia-se do gás de petróleo liquefeito (GPL) por ser constituído por hidrocarbonetos na faixa do metano e do etano, enquanto o GPL possui na sua formação hidrocarbonetos na faixa do propano e do butano.

 

O GNV trabalha com uma pressão de 220 bar, enquanto que o GPL o faz a somente 8 bar. Além de ser mais leve que o GPL, o GNV é armazenado em um cilindro sem costuras, bifurcações ou soldas. O cilindro para GNV passa por um processo de tratamento, que consiste em aquecer o material até temperaturas elevadas e depois submergi-lo num fluido com substâncias que quimicamente contribuirão para aumentar a resistência do material.

 

Este tipo de gás não é tóxico, não pode ser adulterado, não condensa, nem afoga o motor, desaparece imediatamente se vazar, por ser um gás é muito mais facilmente processável pelo motor do que um combustível liquido, sendo mais barato que a gasolina e o etanol.

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